A importância de repetir roupa

Já faz algum tempo que pipocou por aí uma pesquisa dizendo que jovens não estavam repetindo roupa porque já tinham postado fotos com aquela roupa, a pesquisa não é do Brasil e acho que uma pesquisa feita por aqui poderia ter resultados um pouco diferentes mas mesmo assim já escutei algumas meninas que estavam desapegando de peças porque já usaram em várias ocasiões ou dizendo que não iam usar a roupa porque todo mundo já viu ela com a peça, então vamos falar sobre repetir roupa porque moda consciente e bons garimpos tem tudo a ver com comprar um item e usar bastante ou seja repetir muita roupa.

Primeiro que repetir roupa não deveria ser um problema ou uma questão porque a gente lava roupa então tá tudo certo (inclusive tem estudos que apontam que a gente lava roupa até demais mas esse assunto pode ficar pra outro texto).

Quando eu garimpo uma peça que gosto muito eu já quero usar logo e usar muito, não me importo com quantas pessoas já me virão com essa peça ou em quantas fotos ela já apareceu mas se isso for uma questão pra você fica duas dicas/convites:

  • A primeira é entender (ou tentar) porque o olhar do outro sobre você é tão importante. Porque importa tanto o que as pessoas vão dizer se você repetir a roupa?
  • A segunda é explore sua criatividade, se vestir a mesma peça te incomoda porque você quer estar sempre com roupas diferentes você pode ser criativa e transformar saia em vestido, camisa em saia, vestido em blusa e muito mais.

Lá no meu instagram (@jeeslou) eu compartilho algumas dicas de como transformar peças, por exemplo, esse vídeozinho (abaixo) ensinando a transformar uma camisa em saia.

Transformando a camisa em saia você terá mais um jeito de usar a peça, por exemplo eu uso as minhas camisas abertas com top ou blusinha por baixo, também uso fechada e como saia já são 04 opções de como usar a mesma camisa e trocando acessórios ainda podemos ter mais e mais opções.

Esse vestido é um dos exemplos de roupa que eu repeti e transformei só usando de um jeito diferente. Era um vestido longo e usei com uma blusa por cima para ficar como uma saia longa.

A Lilian Pacce começou um projeto para incentivar o consumo consciente e a repetição de roupas. O desafio é #1lookporumasemana onde ela repete peças durante a semana toda e tem convidado várias pessoas (famosos e seguidores) a fazerem o mesmo. Achei o projeto bem bacana, porque faz a gente questionar o quanto a gente lava as peças e como a gente pode reutilizar e recriar look mudando apenas acessórios por exemplo. Se quiser participar é só postar seu look, todo dia com a #1lookporumasemana e para saber mais tem esse vídeo no canal da Lilian que fala mais sobre o desafio.

Um dos looks que a Lilian repetiu durante o SPFW, a semana de moda de São Paulo – Imagem Instagram.

Eu vivo postando foto com peças repetidas, é a mesma saia, a mesma jaqueta, o mesmo vestido e etc mas esses dias eu escolhi uma saia azul que garimpei no brechó por R$ 5,00 para mostrar como a gente pode (e deve) repetir roupa.

all thesingles in the world! (1)

Usei a saia com tênis, com sandália, com regata preta, branca e com camiseta que também garimpei em um brechó, tudo isso para mostrar que tá tudo bem repetir roupa, inclusive um garimpo bom de verdade é aquele que  a gente vai usar bastante e essa saia com certeza é um desses garimpos.

Outro exemplo maravilhoso para inspirar repetir roupa é o instagram @repeteroupa da Melody onde ela compartilha vários looks com muita criatividade e dicas de como variar acessórios e peças, como por exemplos lenços que podem virar saias, blusas e muito mais.

Repetir roupa é um exercício de sustentabilidade mas também de criatividade, originalidade e estilo. bora fazer esse exercício?


Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s