O que é o Fashion Revolution

Durante o mês de abril acontece o Fashion Revolution. O Fashion Revolution é um movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh (onde funcionava uma fabrica de tecidos) no dia 24 de abril de 2013 que deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos. A campanha como diz o site surgiu com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível através da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável e criar conexões exigindo transparência.

 

Para questionar marcas e conscientizar consumidores o Fashion Revolution incentiva que as pessoas perguntem as marcas quem fez minhas roupas, fotografando peças ou etiquetas das marcas e postando a #quemfezminhasroupas e também incentiva as marcas a mostrarem quem fez as peças, quem costurou, quem tingiu e como essas etapas são realizadas.  A co-fundadora do movimento, Orsola de Castro, completa: “Nós queremos que você pergunte: ‘Quem Fez Minhas Roupas?’. Essa ação irá incentivar as pessoas a imaginarem o “fio condutor” do vestuário, passando pelo costureiro até chegar no agricultor que cultivou o algodão que dá origem aos tecidos.

Questionar as marcas não é a solução de todo o problema da industria da moda e acho que todo mundo sabe disso mas é um pequeno passo que pode levar a questionamentos e mudanças maiores por isso acho tão bacana o movimento.

essa foto aí é de uma das feiras de trocas durante o Fashion Revolution em SP. todo esse rolê do #jeenobrecho de repensar moda. consumo de roupas e de falar sobre moda sustentável de um jeito acessível para todo mundo começou muito por causa das feiras de trocas que participei. durante essa o mês de abril o fashion revolution tem vários eventos para questionar marcas. repensar consumo e abrir questionamentos para conscientizar todo mundo. [vestido da foto foi garimpado no brechó Jumble Retrô que fica na Rua Augusta] 🖤

Todo mundo pode participar do Fashion Revolution, seja postando sobre ele, questionando sua marca favorita ou acompanhando os eventos, em São Paulo por exemplo vai rolar oficinas de customização, feiras de trocas, palestras, debates e muito mais para questionar, pensar e mudar efetivamente o mundo da moda e sua forma de consumir.

Dá uma olhada no https://www.facebook.com/fashionrevolution.brasil para conferir a programação tanto de São Paulo quanto em outros estados e aproveite para questionar e refletir sobre consumo e moda.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s