Quantas peças você tem no guarda roupa?

E quantas você realmente precisa e usa?

Foto do meu (lotado) guarda-roupa

A ideia de passar um ano comprando de brechó sempre esteve associada ao consumo consciente e uma moda mais responsável, o desafio ainda não acabou, vai até dia 01 de abril desse ano (2018) mas já sinto que posso (e preciso) dar mais uns passos por um consumo mais consciente.

Nunca fui fã de nenhuma fórmula pronta, não adianta o que funciona pra mim, pode não funcionar para você e vice-versa essa é a vida e a realidade. Já li bastante sobre armário cápsula-minimalista-e-seja-lá-o-nome-que-você-quer-dar a ideia, o conceito é legal e super válida mas não dá pra pegar uma fórmula pronta e querer que funcione perfeitamente para todo mundo.

O ideal é que você saiba o quanto você tem de roupa, quais peças você realmente usa e o quanto você realmente precisa ou não. Por aqui resolvi contar quantas peças eu tinha no guarda roupa e bom o resultado é assustador, entre calças, jaquetas, casacos, vestidos, saias e camisetas o total foi de 166 peças, isso porque não contei os pijamas, lingeries, sapatos e acessórios como bolsas e colares. Só de camisetas foram 44 camisetas, eu amo camisetas (de séries, filmes, músicas, etc) mas não tinha ideia da quantidade de camisetas que eu já acumulava no guarda roupa.

Algumas matérias sobre guarda roupa cápsula indicam que o ideal são em torno de 40 peças no total, e só de camisetas eu tenho 44!!! Mas novamente sem formulas prontas, sei que 44 camisetas é exagero mas ainda não sei qual vai ser o número ideal no meu guarda roupa.

A meta é reduzir o número de peças mas não estimulei um número, apenas anotei a quantidade de peças que tenho em um papel para ter ideia quando chegar ao final do ano e vamos ver como isso vai funcionar para mim.

Outro exemplo de como o guarda roupa ideal não tem formula pronta é que eu uso muito mais saias e vestidos do que calça então obviamente pra mim faz muito mais sentido ter mais saias e vestidos do que várias calças jeans. Se você usa mais calça para você vai fazer mais sentido ter um número maior de calças e menor de vestidos e saias e não tem certo ou errado, tem o que funciona para você e o que não funciona e o importante é ser sincero com você, entendendo o que você realmente usa, precisa e o que não faz sentido para você.

Se você se interessa pelo assunto mas acha que ainda não está pronta (o) para um consumo mais consciente e um guarda roupa mais enxuto, eu te convido apenas a contar quantas peças você tem no guarda roupa, se o resultado te assustar igual me assustou, você já sabe o que fazer para mudar isso.


Acompanhe mais sobre consumo consciente, moda, brechós e garimpos na página www.facebook.com/jeenobrecho ou através da #jeenobrecho

Mapa > bit.ly/mapajeenobrecho
Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s