Consumo consciente não é caro

Ou como estamos acostumados com o modo de consumir no fast fashion

De 21 a 24 de novembro aconteceu em São Paulo a primeira semana de moda sustentável do Brasil (A Befw), o evento que aconteceu no Unibes Cultural reuniu palestras, bate papos, oficinas, exposição e desfiles para falar, questionar, pensar e repensar os caminhos para uma moda mais consciente, ética e justa.

O evento abordou vários temas e caminhos mais um dos pontos abordados em mais de um bate papo e que eu acredito muito, por isso comecei o #jeenobrecho é como as pessoas tem impressão de que o consumo consciente é algo caro e elitista e na verdade não é exatamente assim, o que acontece é que estamos muito acostumados a pagar preços muito baratos nas peças e quando vemos um valor justo consideramos caro e inacessível.

Quem comprou de fast fashion a vida toda (como eu) é acostumada a pagar quinze reais em uma blusinha, ás vezes vinte, mas nunca setenta ou oitenta como já vi em algumas marcas consideras responsáveis. Mas ao comprar no fast fashion a gente não faz ideia de quem fez ou como fez essas blusinhas, aliás a gente não faz ideia nem de como é feita uma blusinha. Compramos uma ou várias blusinhas baratinhas, principalmente quando tem liquidação e saímos achando que estamos arrasando, maaaass perai, a gente pre-ci-sa-va mesmo comprar cinco blusinhas iguais ou muito parecidas? será que não dava para comprar uma blusa que vai durar mais do que comprar cinco que vão rasgar logo?

Pagar mais caro não significa que a roupa foi feita de modo ideal afinal várias grifes já foram acusadas de trabalho escravo, mas se você escolhe comprar uma peça feita manualmente por exemplo ela vai custar mais caro se for comparada a peça do fast fashion pois a peça manual demorou para ser feita, foi feita com produtos de qualidade e tem a valorização de todo mundo que trabalhou para essa peça ser feita, mas será que essa peça manual é que é cara ou a peça do fast fashion é que é extremamente barata?

O aplicativo Moda Livre avalia algumas grifes em relação ao trabalho escravo (você pode baixar no seu celular para conferir todas as marcas) mas como pode ver na imagem algumas marcas com uma avaliação ruim não são exatamente marcas baratas e populares, por isso é preciso questionar todas as marcas sejam populares, baratas ou não.

Eu entendo que muitas vezes compramos a blusinha de R$ 20,00 porque é o que podemos pagar (já fiz muito isso e tá tudo bem) mas se você quer tentar um consumo mais consciente que tal pegar esses R$ 20,00 e ir até um brechó? Os brechós e bazares são uma forma de dar uma nova chance para peças que já estão aí, afinal a roupa mais sustentável é aquela que já está pronta.

Outra alternativa para quem não pode ou não quer gastar muito, são as trocas. Se você tem muitas peças no guarda roupa que você não usa mais que tal trocar elas por outras? que tal participar de uma feira de trocas ou trocar em aplicativos, como o roupa livre, por outras peças que você precise?

Muitas vezes também o consumo mais consciente é justamente não consumir, será que você precisa mesmo de mais uma peça (seja ela de brechó, bazar, fast fashion ou marca sustentável)? Será que não dá para consertar o que você já tem?

Acredito muito que consumo consciente é um posicionamento para a vida e como todo posicionamento você precisa se dedicar um pouco (pelo menos um pouquinho) seja aprendendo a reformar as peças que você já tem, seja conhecendo marcas sustentáveis e responsáveis ou garimpando peças em brechós e bazares. Você não precisa fazer apenas uma escolha e não tem escolha mais correta, cada um pode fazer suas escolhas de acordo com o momento que está, de acordo com a sua realidade e necessidade. O importante é procurar entender, aprender, questionar e ter consciência das suas escolhas para caminharmos para uma moda mais responsável e um consumo (ou não consumo) mais consciente.


facebook.com/jeenobrecho
Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s