Desengaveta

Um programa para repensar o consumo e quantidades

O Desengaveta é um programa que passa no Gnt, mas eu assisto mesmo é no Gnt Play, comandado por Fernanda Paes Leme e como o nome sugere fala sobre roupas e consumo. No programa a Fê visita o closet de celebridades para falar com elas sobre a quantidade de peças e convencer elas a desengavetarem as que não usam mais.

O programa é legal e as peças desengavetadas pelos artistas ficam a venda na lojinha do desengaveta, na internet, então assim que o programa acaba você pode comprar os itens dos artistas na lojinha e todo o dinheiro arrecadado ao final da temporada é doado a uma instituição.

Além de falar sobre desapego das peças, o programa mostra o exagero que é o closets das celebridades, tudo bem que elas ganham muitas ou praticamente todas as coisas, mas são números bem assustadores para nós simples mortais que não ganhamos nada das marcas e precisamos dividir o salário entre muitos boletos para depois comprar roupas.

Antes de desapegar eles contam quantos peças a pessoa tem, a Giovanna Ewbank tinha 3.941 peças no closet, minha gente é muita roupa, provavelmente mais roupa do que uma loja pequena tem em estoque. Até a Gio ficou assustada com o número de peças.

Não fiz esse textão para julgar as celebridades não, até porque eu já tive fases que quis muito ter uma infinidade de roupas mas a verdade é quando temos um número muito grande de peças a gente se perde e é essa reflexão que o programa traz que eu acho importante e queria que todo mundo fizesse. A gente não precisa de três mil peças para ter estilo ou estar feliz com o guarda roupa que temos.

Não acredito em nenhuma fórmula pronta, o que é um número ideal para mim não vai ser para você e vice versa. Se você trabalha com roupa social precisa de mais calças e terninhos sociais do que eu, que trabalho de jeans e camiseta, assim como uma pessoa que trabalha de salto precisa de mais opções de saltos do que eu, que uso apenas em ocasiões especiais, por isso acredito que o número ideal de peças é uma reflexão pessoal de cada um, o importante é fazer essa reflexão sinceramente e entender quantas e quais peças você realmente precisa ter.

Camila Coutinho também participou do programa e mostrou o closet lotado de peças maravilhosas, entre elas peças iguais e com etiqueta, mas com muito bom humor ela também desengavetou várias peças para a lojinha.

Em mais de um episódio a Fernanda achou nos closets peças com etiquetas e peças praticamente iguais e isso acontece com a gente também, obviamente que acontece em proporções menores que as celebridades mas eu mesma já achei peça esquecida no guarda roupa com etiqueta e isso é só mais uma prova de que a gente se perde com um número enorme de peças, é impossível lembrar de tudo que você tem e fica difícil até organizar tanta roupa.

Outro ponto bem legal são as dicas durante o programa: dicas de como montar cinco looks com a mesma peça, inclusive é um exercício bem legal antes de comprar uma peça nova: pense se você conseguirá montar cinco looks combinando a peça com o que você já tem no guarda roupa. É importante ter peças versáteis que combine com várias roupas do seu guarda roupa para poder brincar e variar nas combinações sem enjoar.

Entre brincadeiras e desapegos o programa também mostra algumas marcas que trabalham de forma sustentável, com upcycling por exemplo, brechós ou guarda roupas compartilhados, é sempre importante mostrar essas alternativas para que mais pessoas conheçam e saibam que podem consumir de outras formas além do já conhecido fast fashion.

O banco de tecido por exemplo é uma iniciativa muito legal, que foi citada em um dos programas, no banco de tecido você pode depositar ou retirar tecidos, normalmente as sobras vão para o lixo e a iniciativa do banco é justamente evitar esse fim, disponibilizando esses pequenos tecidos para que eles voltem para o mercado e para as criações.

Os itens ficam disponíveis no final de cada episódio na lojinha, até que seja vendido, então toda semana tem peças novas na lojinha do desengaveta mais antes de garimpar peças novas é importante que você faça uma reflexão do que você já tem e o quanto você já tem, você precisa mesmo da peça que está comprando? vai conseguir montar cinco looks com ela? Pense bem, desengavete o que está parado no seu guarda roupa e garimpe o que está faltando.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s