Roupa se renova

Use, reuse, renove e use de novo

Já li algumas vezes que o produto mais verde é aquele que já existe e concordo. É bacana e importante ver marcas que produzem as peças em um processo sustentável, se preocupando com o ambiente e com as pessoas envolvidas nesse processo mas é mais importante ainda usarmos as peças que já temos.

A ideia de comprar de brechó surgiu justamente porque acredito que já temos muitas roupas produzidas e precisamos consumir essas peças e quando pensamos individualmente precisamos mais ainda usar o que já está no nosso guarda roupa.

Várias vezes tiramos uma peça do guarda roupa, ou até deixamos lá mas não usamos, porque enjoamos dela, achamos que não combina mais com o nosso estilo ou por algum pequeno defeito (um pequeno furo, uma alça que descosturou e por aí vai).

A questão é que não precisamos necessariamente nos desfazer dessa peça, podemos consertar o pequeno defeito ou até mesmo transformar os defeitos em qualidade customizando a peça e assim teremos uma nova peça para usar mais.

No evento de lançamento da nova coleção da C&A sustentável participei de uma oficina de upcycling (upcycling é o processo de transformar resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos) da MigJeans que ensinou algumas técnicas para transformar o jeans.

Essa foi a jaqueta que eu transformei na oficina: apliquei taxinhas, tirei os dois bolsos e rasguei um pouco para deixar desfiado. Essa jaqueta é da C&A e eu já tenho ela faz uns cinco anos, uso muito e adoro mas já estava um pouco enjoada dela e a customização deu uma nova cara a peça para usar por mais tempo e toda a customização foi com itens simples como tesoura, alicate e lixa para desfiar o jeans.

Essa blusinha por exemplo era uma blusa básica soltinha que eu adorava usar mas um dia manchei a parte de baixo com tinta roxa que nunca mais saiu. Para renovar a peça cortei a parte de baixo que estava manchada e ela virou um cropped que vou usar com a minha calça ou saia de cintura alta.

Dê uma olhada no seu guarda roupa veja se tem alguma peça que está descosturada e se for algo simples você mesmo pode costurar, se for algo mais complexo para você vale levar em uma costureira para reformar a peça. Se você apenas enjoou da peça pode customizar colocando acessórios como patches, tachas, desfiando ou cortando, eu adoro cortar a gola de camisetas e desfiar os jeans mas isso vai do gosto de cada um, basta achar uma técnica que você goste e renovar suas peças.


Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s