Aproveitando o primeiro de abril para começar

Sempre gostei de moda, montar looks, fazer compras e etc. Moda sempre foi uma forma de me divertir, expressar opinião e identidade.

Recentemente comecei a me interessar por alternativas como brechós, feiras de trocas e consequentemente acabei conhecendo alguns conceitos sobre moda consciente, consumo consciente e toda a problemática do mundo têxtil que polui e mata pessoas. Foi bem desesperador saber que esse processo de compra de peças novas e tendências que para mim era algo tão divertido e bacana era às custas de uma poluição horrível ou até de trabalho escravo.

Junto com o desespero/culpa de ser consumista e participar desse processo horrível comecei a pesquisar, ler e acompanhar algumas iniciativas bem bacanas de marcas que se preocupam com o meio ambiente, projetos sobre consumo consciente enfim uma luz no fim do túnel.

Apesar de ter marcas bem legais fazendo coisas incríveis e conscientes essas peças podem sair mais caras e um pouco fora da realidade financeira de muita gente, inclusive a minha. Já comprei algumas peças de marcas conscientes sei que o preço leva em conta toda a cadeia de produção, custos para manter uma marca, impostos e muito mais e isso está correto mas sei que o valor final da peça pode ficar fora da realidade de muita gente.

Cada um tem seu orçamento e sua realidade e faz escolhas a partir dessas questões e a minha escolha/desafio no momento é ficar um ano comprando apenas em brechós ou trocando peças em eventos, feiras e grupos. Esse desafio é bem pessoal, vou compartilhar porque acredito que seja bacana para algumas pessoas, mas é uma escolha minha de acordo com a minha realidade, é o meu jeito de tentar equilibrar a paixão por comprar e por moda com o meu bolso e com a realidade do mundo e do processo têxtil. É o meu novo olhar para o consumo e a moda. Se isso vai dar certo? Não sei. Mas vou aproveitar que hoje é primeiro de abril para começar o projeto e se não der certo digo que era dia da mentira.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s